.

.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Parque Nacional da Serra do Cipó - Minas Gerais


Noite de Lua
Visual da Serra















Nossa aventura só poderia existir com um componente fundamental que é a natureza, que neste caso é representada pela Serra do Cipó que se situa no centro do Estado de Minas Gerais. 
O Parque Nacional da Serra do Cipó, abrange parte dos municípios de Jaboticatubas, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar e Santana do Riacho, compreendendo uma grande área.
Distante apenas 100km de Belo Horizonte, na direção nordeste do estado, pode ser alcançado pela via MG-010, passando por Lagoa Santa no sentido à Gruta da Lapinha. A sede do parque Nacional da Serra do Cipó localiza-se no distrito de Cardeal Mota, município de 
Santana do Riacho.


Ponte antiga
Trilha para cachoeiras
cachoeira 1 Serra Morena
cachoeira 2 Serra Morena
As matas de galeria constituídas por vegetação frondosa, contam com várias espécies tais como: samambaiaçus, crótons, pau-pombo,cobaíba que protegem as sempre vivas, bromélias, cactos e inúmeras espécies de orquídeas que convivem harmoniosamente com saguis, tamanduás, capivaras,pacas,ouriços-cacheiros,quatis,lontras,jaguatiricas,veados catingueiros, além do conhecido lobo guará, espécie em extinção. Em altutudes superiores a 900 metros é possível se ter no inverno temperaturas baixas de 0°C.
Em função do relevo acidentado, os rios Cipó, Mascate e os ribeirões Bocaina, do Peixe e da Bandeirinha, formam pelo caminho corredeiras e cachoeiras além de piscinas naturais de águas cristalinas.







O Parque Nacional da Serra do Cipó é reconhecido por paisagistas renomados como o jardim botânico do Brasil. São milhares de espécies de flores silvestres espalhadas pelos campos, que permancem floridos durante todo o ano, compondo uma paisagem deslumbrante para os visitantes.


 

A Serra do Cipó é atualmente uma das principais províncias turísticas de Minas Gerais. 
Inserida na Estrada Real, a região faz parte do Circuito do Parque Nacional da Serra do Cipó, com relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo, a região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre, e a pesquisa científica. 
Ademais, reúne condições excepcionais para a implantação de empreendimentos das mais variadas espécies.
Não podemos esquecer da rica comida mineira, colorindo e diversificando os sabores inusitados que somente a região oferece.
pastel de angú com queijo
pão de queijo e bolo caseiro
mandioca frita e carne seca
A região oferece aos visitantes uma variedade de rios, cachoeiras, canyons e cavernas arqueológicas com inscrições rupestres. E um clima muito agradável durante todo o ano. Vem se tornando reduto favorito para os que têm predileção pela natureza e suas incontáveis belezas.
 



Cipó é um dos conjuntos naturais mais exuberantes de Minas Gerais. Entre seus vales, Grutas rios e campos, a Serra guarda um importante patrimônio natural, além de sítios arqueológicos únicos, que revelam vestígios de comunidades primitivas. 
por do sol













Convidamos você a conhecer melhor este paraíso natural realizando um roteiro personalizado. Informações: info@paulinhodive.com.br

Clique no link abaixo e viaje através das fotografias by Paulinho Dive Travel. 
Serra do Cipó - Minas Gerais - Brasil 

Agradecimento especial para  Andrea Bueno - consultora de operações da VISA Turismo ( Agência Virtuoso -  Belo Horizonte/MG ) , com detalhes e informações sobre a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário